quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAssembleia do Paraná passa a transmitir sessões em libras

Assembleia do Paraná passa a transmitir sessões em libras

spot_img

As sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Paraná começaram a ser transmitidas pela TV Assembleia, e também pelas redes sociais da Casa (Facebook, YouTube, Instagram e Spotify), na Língua Brasileira dos Sinais (Libras), utilizada por deficientes auditivos. A inovação começou nesta segunda-feira (5), no retorno do recesso parlamentar.

“É um momento histórico. O objetivo é tornar as transmissões mais inclusivas e acessíveis à comunidade surda. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e a Mesa Executiva”, destaca o presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB). “Essa é mais uma iniciativa da Assembleia para abrir suas portas, praticar a inclusão e permitir o acesso aos debates da Casa a todos os cidadãos”, enfatiza Traiano.

O primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), concorda. “É um avanço significativo. Mais do que nos adequarmos à legislação, estamos promovendo cidadania ao incluir as Libras nas transmissões da TV Assembleia”. A ideia é compartilhada pelo deputado Gilson de Souza, segundo secretário da Assembleia. ‘“Este é mais um passo importante que damos para deixar a Alep mais próxima da população, em especial das pessoas com deficiência auditiva”.

A sessão foi traduzida para Libras pelas intérpretes de Libras Lígia Klein e Celma Gomes. A colega é surda e se comunica por meio dos sinais. Ela forma uma parceria com Lígia. Enquanto esta escuta e transmite o que está sendo falado, Celma faz uma espécie de tradução da tradução, mostrando a Lígia sinais muito específicos da linguagem de sinais. Enquanto uma está no ar, a outra está atrás das câmeras, auxiliando no trabalho.

Durante as transmissões das sessões da Assembleia, três intérpretes vão se revezar nas traduções, cada um em um período de 20 minutos. As sessões são transmitidas pela TV Assembleia nas segundas, terças e quartas-feiras a partir das 14h30. Também são reproduzidas, ao vivo, pelas redes sociais do Legislativo e no site da instituição. Na transmissão da TV Assembleia em canal aberto, através da Rede Mundial, já é possível acompanhar as sessões com legendas, pelo sistema closed caption.

Uma das responsáveis pela iniciativa é a ouvidora da Assembleia, Claudia Pereira. O trabalho em favor de pessoas com deficiência começou quando Claudia ainda era deputada, na legislatura passada. Por meio de requerimento, ela sugeriu que o parlamento contasse com tradutores de Libras. Para sensibilizar os deputados da importância da linguagem de sinais, a então deputada fez um discurso todo em Libras, que aprendeu em um curso. Foi o primeiro feito por um deputado na história do país.

Libras é reconhecida pela Lei federal nº 10.436/2002 como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. De acordo com a legislação, o poder público e as empresas concessionárias de serviços públicos devem garantir instrumentos para apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais, como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas no Brasil.

Inovação – As transmissões das sessões plenárias na linguagem dos sinais fazem parte do processo de modernização da TV Assembleia, que já transmite toda sua grade de programação e a geração de conteúdo em alta definição (HD) desde o mês de junho. Além da mudança na qualidade da geração da imagem, a emissora institucional da Alep também renovou todo o seu parque tecnológico com objetivo de dar mais qualidade e visibilidade à atividade parlamentar. “É mais um investimento nesta área para que a população acompanhe o trabalho dos deputados e participe mais da vida pública, fiscalizando e propondo soluções”, diz a diretora de Comunicação da Assembleia, Kátia Chagas.

As mudanças fazem parte do compromisso da Mesa Executiva da Casa de ampliar e modernizar os canais de comunicação do Poder Legislativo. Foram adquiridas novas câmeras digitais, tripés, microfones, controle mestre, exibidores, ilhas e softwares de edição. Além disso, a emissora agora passa a contar com novos equipamentos de monitoração de sinais de áudio e vídeo, monitores multiview, cabos de fibra ótica e um moderno sistema de armazenamento de arquivos de áudio e vídeo.

Além das câmeras de estúdio disponibilizadas, foram instaladas mais duas câmeras robóticas no plenário da Casa. No Plenarinho foram colocados três destes novos equipamentos e no Auditório Legislativo, sala onde acontecem as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça, outras três novas câmeras.

A programação da TV Assembleia também vem passando por uma renovação. Novos programas como Café com Política e Política Total já estão no ar, e em breve novas atrações também serão incluídas na grade da emissora. Programas como o Economia em Debate; o Espaço da Cidadania; o Cursos e Concursos; o Boletim Assembleia; e a Coletiva do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná continuam na programação. Além disso, são transmitidas ao vivo as sessões plenárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e cerimônias solenes. Minutos antes das sessões plenárias, são realizados links ao vivo das entrevistas dos repórteres com os deputados, participantes e homenageados.

A programação da TV Assembleia ainda pode ser assistida diariamente através do canal 16 da NET ou pelo canal do YouTube do Legislativo: https://www.youtube.com/user/TVSinalAssembleiaPR.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Pensando na inclusão dos surdos que são 5% da população brasileira, talvez esse investimento seria uma coisa a se pensar! Mas como é uma linguagem brasileira que se usa nas escolas em que se tem inclusão social é importante para servir esta fatia de pessoas que poderiam estar excluídas da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -