quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáTraiano abre a 4º edição do Parlamento Universitário

Traiano abre a 4º edição do Parlamento Universitário

spot_img

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), abriu hoje a 4ª edição do Parlamento Universitário, um projeto da Assembleia que leva estudantes universitários viver, durante uma semana, toda a rotina de um deputado estadual.

Traiano deu posse aos 54 deputados universitários e seus suplentes que, a partir de agora, durante uma semana, participarão das comissões temáticas, apresentarão projetos, participarão de debates no Plenário.

“Tenho certeza que aberturas como essa vão oxigenar nosso Parlamento, permitir o surgimento de novas lideranças, o que é muito importante especialmente nesse momento de crise e questionamento das instituições”, disse Traiano. “O que nós, da Mesa Diretora, buscamos, é oxigenar a política despertando o interesse e a participação dos jovens”.

A cerimônia de abertura, que contou com a presença do 1º secretário Luiz Cláudio Romanelli (PSB), e Goura (PDT), usou para a posse dos deputados universitários – egressos de 12 instituições de ensino superior – os mesmos ritos utilizados na posse dos deputados, inclusive o juramento da Constituição do Paraná. Romanelli enfatizou a importância da política, lembrando sua origem, na Grécia antiga.

Os números de estudantes inscritos no Parlamento Universitário já representam um atestado de sucesso. O projeto, que já recebeu prêmios nacionais, levou 1419 acadêmicos a lutarem por uma vaga.

Ao final do processo e diversas etapas de seleção, organizadas pelas próprias instituições de ensino superior, 54 titulares e 21 suplentes foram escolhidos. Entre eles, gente que já tem a política no sangue, como Júlia Quintana Dalledone, neta do ex-deputado Caíto Quintana, falecido no início do ano.

 “Além da etapa de inscrições e de treinamentos, realizados pela Escola do Legislativo, as universidades também realizaram o seu próprio processo seletivo até definir os escolhidos para participar do Parlamento Universitário. Dos 1.419 que se inscreveram, restaram 75, e a partir desta quinta-feira eles simularão os trabalhos de um deputado estadual até o dia 26”, explicou o diretor Legislativo, Dylliardi Alessi.

Em todos os números do Parlamento Universitário 2019 superaram as expectativas, a quantidade de propostas de projetos de lei apresentadas também superou a marca de anos anteriores, totalizando 74.

“Este é um número que deve aumentar, já que o governador universitário eleito tem prazo até segunda-feira para protocolar as propostas do Poder Executivo, diz o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho.

Das proposições já apresentadas pelos universitárias, 24 foram atreladas à Comissão de Educação, Ciências, Tecnologia e Ensino Superior; outras 18 estão relacionadas à Comissão de Finanças Públicas e Orçamento Público. A pasta de Agricultura, Meio Ambiente e Proteção Animal teve 17 projetos selecionados e a de Saúde Pública e Pessoas com Deficiência, mais 12 projetos. 

Ademar Traiano (foto: Nani Gois/Alep)

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -