quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAssembleia vai transmitir as sessões na linguagem dos sinais

Assembleia vai transmitir as sessões na linguagem dos sinais

spot_img

A partir do 2º semestre as sessões da Assembleia Legislativa do Paraná serão transmitidas também na Língua Brasileira de Sinais (Libras) usada pelos surdos. Um convênio com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), que está sendo tratado pela Mesa Diretora da Assembleia, vai permitir que interpretes dessa linguagem traduzam o conteúdo das sessões pela TV Assembleia, para que os debates do Parlamento sejam acessíveis a comunidade surda.

“Essa é mais uma iniciativa pioneira da Assembleia para abrir suas portas de praticar a inclusão e permitir o acesso aos debates da Casa a todos os cidadãos. Com esse convênio estaremos permitindo o acesso aos trabalhos do Parlamento a um grande número de pessoas”, destacou o deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia.

Traiano e o 1º secretário, Luiz Cláudio Romanelli, a ouvidora da Alep, a ex-deputada Cláudia Pereira, e diretores da Assembleia, mantiveram ontem (26), no final da tarde, uma reunião com a psicóloga, Celma Gomes, que é surda, e a interprete de Libras, Lígia Klein, que representaram a Feneis.

Traiano destacou o papel da ex-deputada Claudia Pereira nessa iniciativa. “Ela sempre foi, desde os tempos de deputada, a grande defensora dos interesses dessa comunidade”. Celma Gomes falou, através da interprete, sobre a importância da ação pioneira da Assembleia: “No Paraná ainda estava faltando um maior apoio a acessibilidade e apoio político as ações dessa socialização”.

Lígia Klein e Celma Gomes contaram que a atuação da primeira-dama Michelle Bolsonaro, uma militante da causa, tem ajudado o movimento. Michelle deverá estar presente quando as sessões da Assembleia começarem a ser transmitidas em Libras, em agosto.

Pela Assembleia, além de Traiano, Romanelli e Cláudia Pereira, participaram da reunião os diretores Dylliardi Alessi (Diretor Legislativo), Ivilim Koelbl (secretária-geral da Presidência); Vinicius Augusto Moura Ribeiro da Silva (diretor de Apoio Técnico) e o procurador-geral Luiz Fernando Feltran.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -