quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáTraiano firma termo com TRF4 para adotar sistema que aumenta a transparência

Traiano firma termo com TRF4 para adotar sistema que aumenta a transparência

spot_img

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Jorge Xisto Pereira, assinaram hoje (3), eletronicamente – com seus tablets – um termo de cooperação para implantar na Assembleia do Paraná, o SEI – Sistema Eletrônico de Informações. O SEI é uma plataforma desenvolvida pelo TRF4, que permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos e administrativos para um mesmo ambiente virtual. O sistema torna possível redução da burocracia, a virtual abolição do uso do papel, e o aumento da transparência na gestão pública.

O desembargador Thompson Flores falou sobre os ganhos do sistema em termos de economia de papel e “a edição, a assinatura e o trâmite de documentos, com um enorme aumento da transparência” e enfatizou que o sistema é cedido gratuitamente para instituições públicas. Ademar Traiano destacou que a Assembleia, nos últimos anos, vem tomando uma “série de iniciativas para abrir suas portas e aumentar a transparência. A implantação do SEI vai aprofundar essas políticas. Permitindo ganhos em termos de economia, aumento de produtividade ampliação do acesso aos cidadãos as atividades do Legislativo”. O 1º secretário, deputado Luiz Cláudio

Romanelli, enfatizou que “a Assembleia do Paraná estará entre as primeiras do país a implantar o sistema em mais uma demonstração de pioneirismo e sintonia com as novas tecnologias”.

Uma das principais características do SEI é a abolição do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. O sistema permite a produção, a edição, a assinatura e o trâmite de documentos dentro do próprio SEI, além de possibilitar a atuação simultânea de diversas unidades em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades. Permite ainda o acompanhamento de processos online e assinatura de documentos por usuários internos e externos; aumento da produtividade e diminuição do uso do papel; sistema intuitivo e estruturado, com boa navegabilidade e usabilidade; acesso remoto por meio de diversos tipos de equipamentos (notebooks, tablets, smartphones etc.).

O Sistema permite ainda assinatura de documentos por meio de blocos de assinatura; organização interna de processos em bloco; sobrestamento de processos; pesquisa em todo teor, nos casos de processos públicos; inspeção administrativa, com fornecimento de estatísticas da unidade (tais como: tempo de trâmite do processo, quantidade e tipos de documentos gerados); acesso externo ao processo (gerencia o acesso de usuários externos aos expedientes administrativos que lhes digam respeito, permitindo que tomem conhecimento do teor do processo e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos).

Adalberto Jorge Xisto Pereira, Ademar Traiano e Carlos Eduardo Tompson Flores Lenz (Foto: Nani Gois/Alep)

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -