terça-feira, março 19, 2024
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáPor que Quintana? Por que não Hosken de Novaes?

Por que Quintana? Por que não Hosken de Novaes?

spot_img

José Petrelli discute que a proposta do deputado Anibelli Neto (MDB), aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, dependente ainda da decisão do plenário, nomeia a Hidrelétrica Baixo Iguaçu como Caíto Quintana.

Localizada nos municípios de Capanema e Capitão Leônia Marques, a usina, inaugurada hoje, está operando com as três unidades geradoras e tem 350,2 megawatts (MW) de potência instalada, o suficiente para atender mais de um milhão de pessoas.

O empreendimento foi construído por um consórcio formado pela Copel e a Neonergia e recebeu investimento de R$ 2,3 bilhões. Esta é a sexta hidrelétrica em operação no Rio Iguaçu,
Quintana morreu em janeiro deste ano. Foi deputado estadual em várias legislaturas e chefe da Casa Civil no governo de Roberto Requião. Até aí, tudo bem. O problema é seu passivo ético: investigado na Operação Gafanhoto (desvio de salários dos servidores para o bolso dos deputados) e Operação Integração. Esta é um desdobramento da Lava Jato sobre o pagamento de propina a agentes públicos pelas concessionárias de rodovias.

Com essas manchas em seu currículo, e com todo o respeito ao espírito do finado, é estranho que a Assembleia o homenageie em obra de tal envergadura.

Surge, então, como contraponto, a possibilidade de o homenageado ser o ex-governador José Hosken de Novaes. Ele foi vice de Ney Braga em seu segundo mandato, assumindo o Executivo durante dez meses entre 1982-83 porque o titular renunciou para disputar uma vaga no Senado.
Hosken de Novaes, mineiro de Carambola, foi um dos políticos mais sérios, eficientes e honestos do Paraná, estado que adotou no início da década de 1940, logo depois de se formar na Faculdade Nacional de Direito, do Rio de Janeiro. E um advogado respeitadíssimo por seus pares. Foi, entre outras coisas, procurador-geral do Estado, secretário estadual de Fazenda e prefeito de Londrina, encerrando sua carreira como governador – um governador tão cioso do dinheiro público que pagava o que comia no Palácio Iguaçu.

Há outras homenagens cabíveis para Quintana (que Deus tenha sido misericordioso com sua alma). Hosken de Novaes, falecido em 2006 e que não tem nada em seu nome no Paraná, merece que sua memória seja iluminada por essa hidrelétrica.

José Hosken de Novaes (Reprodução Youtube)

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -