sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaCom alta dos alimentos, Ipea aumenta projeção de inflação para 4,08%

Com alta dos alimentos, Ipea aumenta projeção de inflação para 4,08%

spot_img

O Blog do Vicente informa que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) elevou a projeção de inflação para 2019. Antes, em março, a estimativa era de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficaria em 3,85%. Com o aumento do custo dos preços dos alimentos, o órgão prevê que a taxa ficará em 4,08% ao término do ano.

Os valores nos supermercados estão mais salgados, mesmo com o desempenho fraco do consumo das famílias. Os alimentos acumulam alta de 9,1% nos últimos 12 meses encerrados em abril.

No mesmo período, a inflação para as famílias de renda mais baixa foi de 5,3%, enquanto que as classes sociais mais altas tiveram o custo de vida elevado em 4,7% Para os pobres, as maiores contribuições à inflação vieram dos reajustes dos medicamentos (2,3%), da alimentação no domicílio (0,62%) e das tarifas de ônibus urbano (0,74%).

Em contrapartida, o consumo fraco das famílias faz com que os preços livres (com exceção dos alimentos) tenham um desempenho muito fraco. A variação é de apenas 1,7% no acumulado de 12 meses até abril.

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -