sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaMIS-PR e Museu Paranaense debatem preservação e memória

MIS-PR e Museu Paranaense debatem preservação e memória

spot_img

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e o Museu Paranaense promovem neste fim de semana (18 e 19) o Museus em Diálogo, uma ação conjunta entre os museus estaduais que integra a 17ª Semana Nacional de Museus realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

No MIS-PR, no sábado (18), a mesa-redonda “Casa, arquivo e cinema: espaços e tempos da memória” vai debater a preservação e manipulação de coleções pessoais a partir do acervo da colecionadora Raghnild Borgomanero, que mantém a maior coleção de fósseis na América Latina. Sua história foi contada no documentário Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, do cineasta Rafael Urban, filme que ganhou prêmios como melhor documentário de curta-metragem em festivais como o Endinburgh Intl. Fest.

Além de Raghnild e Urban, estarão presentes a curadora e diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), Ana Rocha, e o geólogo Paulo César Manzig. O técnico do acervo do MIS-PR, Gerson Ferreira, será o mediador.

No domingo (19), a conversa no Museu Paranaense abordará a interação entre acervos científicos e museológicos com a arte contemporânea na mesa “Memória e ciência: desdobramentos na arte contemporânea”. Participam do debate o artista Marcelo Moscheta, a curadora Maria Beatrice Trujilo e a coordenadora do Setor de Arqueologia do Museu Paranaense, Claudia Inês Parellada, doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP). A mediação será da jornalista e produtora Rafaela Tasca.

As duas mesas-redondas têm entrada franca.

Serviço:
Museus em Diálogo

Sábado (18), das 14h às 16 horas
MIS-PR (Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba.

Domingo (19), das 14h às 16 horas
Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 – Centro – Curitiba

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -